quinta-feira, agosto 26, 2010

literatura materna



todos os dias chego no serviço com uma promessa: não ficar contando as peripécias de miguelito. sim, porque a expressão "pagar a língua" vem sendo muito impiedosa pra mim. quando era jovem, achava penoso ficar ouvindo as mamães recentes relatarem cada passo, cada letra e cada dente que pipocava na boca de seus rebentos. e elas contavam de uma forma tão repetitiva e idealizada, que eu prometia a mim mesma que "nunca faria isso" com meus colegas de trabalho.

e não faço mesmo (?). tento me segurar ao máximo. travo os lábios com os dentes, tomo muito chá de camomila e desabafo aqui no blog. meu anjo da guarda colabora também nessa censura, ouvindo-me, com certeza, com toda a paciência e compaixão características das boas almas. só tem um porém: basta chegar aqui um ouvinte dalai, uma mãe compadecida ou mesmo um cachorro manso pra eu abrir a torneira e contar que, ontem, o muchacho imitou o elefante, falou "bunda" ou gritou sonhando.

toda mãe quer escrever esse capítulo. aliás, toda mãe quer publicar um livro sobre o filho e ainda quer que ele seja best seller. de preferência, que o elemento principal conquiste a repercussão e o brilho de um prêmio nobel. ainda que o filhote não apresente nada de desigual, seja comunzinho, meninote, ingênuo e somente travesso. o fato é que esse personagem, mesmo muito simples e sem títulos vai ser, para a literatura materna, nada menos que um verdadeiro peter pan. (com a mamãe de sininho).

5 Comments:

Blogger Adilson Marcelino said...

Entendo perfeitamente.
Pois eu que sou pãe, vivo falando das peripécias de Bebeim, Aiaska e Lua - com direito ao Sakir, do ex, também.
Bju

2:50 PM  
Blogger Rita Lopes said...

donds, os nomes do seus filhotes são ótimos! parecem poesia!

2:52 PM  
Blogger Nina said...

fields, continue contando sim, adoro saber! e tenho certeza q seria uma ouvinte super dalai para as descobertas de miguelito :) beijos

4:55 AM  
Blogger Rita Lopes said...

fields, vc seria e é a melhor ouvinte do mundo! podia tanto ser professora do miguelito! ele ia te amar.

10:29 AM  
Blogger Nina said...

quem sabe fields!? essa vida é tão maravilhosamente inusitada :) eu tb iria a.m.a.r!!!!!!!!!!

8:17 AM  

Postar um comentário

<< Home