segunda-feira, agosto 30, 2010

amigos

a família sempre vem, mesmo, em primeiro lugar. pra quase todo mundo é assim. mas os amigos, aqueles bem queridos, ganham em disparada e muito merecidamente o segundo lugar nessa corrida da vida. graças a deus, apesar do casamento e da maternidade, eu fortaleci meus laços de amizade e quero preservá-los ao máximo, em qualquer circunstância de correria doméstica ou atribulações profissionais. em momentos de tristeza, nem se fala. aí é que preciso mesmo de colos alheios, já que mamãe Lola se foi há tempos.

com a tecnologia, então, eu venho mantendo ligações constantes com os amigos, até mais do que antes, quando o e-mail e o twitter não eram tão viciosamente presentes em minha rotina. o que de início parecia-me frio e seco, por eu ter de beijar, abraçar e dizer parabéns via computador, hoje soa-me tão agradável, forte e apaixonante que eu já quase não sobrevivo sem o mundo virtual.

por meio dele converso com as minhas queridas e saudosas ninna fields e tulinha, que vivem na austrália e nos estados unidos. troco trabalhos e confidências com o trio de âncoras catarina fürst, fran e pedro esteves. rio horrores e admiro o texto do grande companheiro adilson marcelino, em seu blog insensatez. mato as saudades de renato fernandes e ainda peço-lhe conselhos sobre informática. entro no bate-papo com lu brigida, nos intervalos de trabalho, pras fofocas da firma. delicio-me com as receitas da colega de mesa clara bello, em sua página quitutes gourmet, e descubro, a cada dia (e neste caso, presencialmente), a pessoa espetacular que ela é. troco pensamentos transcedentais com as quase hippies raquel salomão e alessandra machado: soldados de guerra ex-puc/jornalismo. e imagino hely costa correndo com as pernas de fora na orla da lagoa, a cada km percorrido que ele posta no twitter. como ele mesmo me disse, num e-mail pra lá de carinhoso (e que me rendeu um dia), "bendita seja a tecnologia, que nos mantém conectados e interligados e, mesmo fria, permite momentos tão delicados como este".

e o mais surpreendente dessa relação virtual é que, na medida do possível, temos até nos encontrado mais: eu digo, fisicamente. no último meeting, na comemoração do meu aniversário de 40 anos, conversamos bastante, in loco. tudo real, de carne e osso, palpável, todos muito lindos e deliciosamente abraçáveis. pena que a mamãe aqui, sem posse de máquina digital, não captou nenhuma cena da festa. parece até que foi providencial: é o tempo que chega e testa meus neurônios, minha capacidade de lembrança, meu registro visual. adequando-me ao tema, minha memória ram.

14 Comments:

Blogger Adilson Marcelino said...

Ei Ritonguda, pode estar certo que adorei estar lá e estarei em muitas muitas e muitas outras vezes.
Eu tem amo, minha amiga.
Bju
Adilson

1:48 PM  
Blogger Rita Lopes said...

também te amo, donds! e beatles forever!!! rsrssr..

2:00 PM  
Blogger Fran Dornelas said...

Rita, querida...
Amei seu niver, foi ótimo poder encontrar vc, conhecer miguel, reencontrar essa tchurma que tanto amo...sem falar dos quitutes do seu vizinho rs!
beijos e muita saúde, paz e amor na sua vida.
vc é muito querida !!! Fran

2:25 PM  
Anonymous Hely said...

ritucha e seu dom de escrever textos lindos. #InvejaGospel

2:26 PM  
Blogger Rita Lopes said...

fran, foi bom te rever, tão sumida.
costume aparecer, mesmo que de vez em quando.

2:39 PM  
Blogger Rita Lopes said...

hely, uma pergunta: quem é mais talentoso? o autor ou a pessoa que inspira o autor? #invejagospel

2:43 PM  
Anonymous Tula said...

Amiga, q LINDO o TEXTO!!!!! agora c a net e seus infinitos meios de comunicacao , eu vc e a Ka estaremos juntas como nunca...:) love u xoxo

2:48 PM  
Blogger Refos said...

Perfeito! Uma síntese elegante e necessária sobre amizade e tecnologia! Adorei!

3:49 PM  
Blogger Rita Lopes said...

tulips, estamos mais juntas do que nunca. e vcs me passam uma força enorme em meus momentos críticos. vc, então, como mãe, arrasa! love you too.

4:30 PM  
Blogger Rita Lopes said...

refos, adorei sua frase âncora! meu menino...

4:32 PM  
Blogger Clara Bello said...

Ritinha, querida, é bondade sua! Eu é que tenho o privilégio, que quase ninguém dessa lista de amigos tem, de conviver diariamente e presencialmente com você, com a sua delicadeza e doçura. Pena que não pude comparecer ao "grande encontro" do último sábado, mas tenho certeza que outras oportunidades não faltarão. Beijo!

12:29 PM  
Blogger Rita Lopes said...

clarinha, vc é um exemplo pra mim de educação e sutileza. não imagina o quanto provocou mudanças nessa pessoa aqui. obrigada!

12:42 PM  
Blogger Nina said...

fields, e viva a tecnologia até q possamos novamente nos encontrar !!! e é isso mesmo, santa nossa memória ram.... outro dia eu quis tanto fotografar uma camada linda de orvalho congelado sobre o capô de um carro, a qual apresentava inusitados padrões em formatos de folhas, reluzindo micro prismas à luz do sol.... era tão lindo, mas tão lindo! mas a ingênua aqui foi tomar café da manhã antes e a camada derreteu... mas ficou nitidamente registrado na minha memória, jamais esquecerei, e acho q nenhuma máquina seria capaz de captar a beleza que a lente do olho humano consegue captar.... foi extasiante!
beijos amiga!
parabéns de novo!
te amo,
fields

8:25 AM  
Blogger Rita Lopes said...

fields, dessa efêmera camada de orvalho vc pode tirar uma linda lição: o minuto termina em um minuto. não o perca!

9:16 AM  

Postar um comentário

<< Home