ser mãe é bom demais, uma experiência inigualável. mas extremamente cansativa. muitas mães sentem vergonha de admitir essa exaustão, achando que em seu papel de genitora e cuidadora não cabe tal estado. outras realmente não sentem esse peso, são mais fortes e dispostas. sentem-se cansadas, mas acham tudo muito natural. penso que esta última parcela é mínima. na maioria das vezes, as mulheres ficam um tanto desenergizadas, e a causa principal - quase garanto - são as noites mal-dormidas e o pouco tempo para si mesmas.
criança exige muita atenção, esperteza e calma. pra que você consiga reunir tudo isso na sua cabeça e na sua alma, é preciso muita energia... e reza braba. e eu sou exigente demais: me lasco pra conseguir atingir o nirvana e ser uma mãe, no mínimo, prestativa. o fato é que, como sou extremamente passional e emotiva, toda a energia que gasto tentando me assemelhar a buda me levam vez sim, vez sim, à cama. estou ficando bastante doente, com resistência baixa, gripes mil. e, claro, a pilha fica fraca.
mamães: não façam como eu. peçam muito de si mesmas, porque a maternidade nos solicita isso mesmo. mas não se coloquem no tronco: é difícil demais ser igual a buda.