sexta-feira, outubro 08, 2010

persona


é muito interessante perceber como vai se formando a personalidade de uma criança. e no miguel esse traço já vem se mostrando bastante forte. incrível como um guri de 1 ano e meio define-se como um micro adulto, com todas as qualidades e defeitos de um ser humano comum.


no caso desse muchacho, a característica mais evidente até agora é o perfeccionismo. e, assim, não sei se vibro ou se lamento. eu sou dessa forma, virginiana nata. e ele é aquariano, mas tem se exibido ainda mais detalhista que eu. uma criança dessa idade que conserta o tapete que está torto, não aceita errar e se corrói porque o shrek não fica assentado na motoca só pode ter uma autoexigência muito grande. tadinho, vai sofrer como a mãe. se matar nos trabalhos de escola e profissionais, não dormir enquanto a tarefa não estiver completamente feita. não sossegar se não tiver feito tudo tim tim por tim tim naquela noite com a namorada ou explicado em detalhes pro amigo como foi o show da sua vida. por um lado é bom: provavelmente ele será organizado, fará as coisas de forma sistematizada, pelo menos procurará a correção. mas, por outro lado, meu amigo miguelito, sofrerás com os próprios erros e micos e não aceitarás o mais ou menos.


falo com essa certeza porque nesse caminho andei por muitos e muitos anos. só atualmente, aos 40, venho me permitindo umas imperfeições até forçadas, umas loucurinhas, umas saídas de regra. e só agora estou vivendo. não descarto totalmente os benefícios que o perfeccionismo me deu de presente: sempre fui bem na escola, vestibular, faculdade, emprego. mas admito que ser leviano, às vezes, é muito bom.


assim, meu pequeno: deixa o shrek cair, pegue-o de volta e coloca-o na moto, sem estresse. pra ser mais sincera, caia e ria junto com ele, de vez em quando!